domingo, 9 de novembro de 2008

Não vamos perder calados




Os gays e lésbicas da Califórnia não aceitaram quietos a derrota no plebiscito que passou a proibir naquele estado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O sim à famosa proposition 8 foi aprovado na Califórnia no dia da eleição que levou Barak Obama à presidência dos Estados Unidos. Desde então, milhares e milhares de pessoas estão fazendo protestos nas ruas em todo o estados, em caminhadas que chegam a durar 8 horas e entram pela madrugada a dentro. Os líderes do movimento pedem união de todos nesse momento em que uma batalha importante foi perdida. Se por aqui tivéssemos um pouquinho dessa energia para lutar o PLC 122/06 estava aprovado há muito tempo.
Na Califórnia, a frustração com a vitória da homofobia foi triste e imensurável, principalmente por se tratar do estado onde fica São Francisco, a "meca gay" mundial ;) Um detalhe da derrota adiciona um tom irônico à tragédia e ainda causa mais desalento: no mesmo plebiscito foram aprovadas algumas regulamentações sobre a criação de animais, por exemplo, garantindos gaiolas maiores para as galinhas. Além de tudo, os gays da Califórnia tiveram que perder enquanto viam os animais ganhando mais direitos!
Durante a campanha contra a proposição, empresas como Google, Apple e Levi Strauss não só fizeram campanha contra a medida como doaram dinheiro em favor da derrota da proibição. Nada adiantou. A proposição venceu por apenas 4% (52% sim e 48% não). Muitos dizem, baseados em estudos sobre o resultado das eleições, que a derrota dos gays se deu pelo aumento do número de afro-americanos que votaram nessa eleição. Entre esse grupo, 70% se mostraram contrários ao casamento gay. Já entre os "brancos" e "latinos", o casamento teria sido mantido.
O mais difícil é ver os abomináveis conservadores comemorando a vitória, felizes por ter atrapalhado a vida de 18 mil pessoas que já haviam se casado e de todas as outras que ainda viriam a se unir. O pior é que agora, animados com a vitória, esses exemplos do amor cristão querem fazer plebiscitos banindo o casamento gay em todos os estados americanos. Até os conservadores da Espanha, onde o casamento gay foi legalizado com a ajuda do primeiro-ministro Zapatero, vem dizendo que se também houvesse um plebiscito lá o direito seria revogado. Hello, alguém aí já ouviu falar em direitos de minorias? Minoria nenhuma ganha eleição porque... é minoria!! Isso é motivo para sermos esmagados pelo ódio dos héteros majoritários?
O que tudo isso vai dar na Califórnia? Me parece um novo Stonewall em nível estadual. A polícia já anda prendendo manifestantes.
Estou aqui de longe, mas com o coração torcendo por eles. Tem que torcer por eles, né, aqui nós não temos nem esperança de ver algo mudar!

2 pitacos:

Miss X disse...

Isso me dá vontade de chorar...

Sil disse...

muito triste, mesmo