sexta-feira, 2 de março de 2007

Ellen e o Oscar

Ótimo artigo de Stella Duffy (em inglês) sobre a o frisson causado por Ellen Degeneres ter sido a anfitriã do Oscar este ano. Concordo com a autora, se ainda ficamos felizes por uma lésbica apresentar o Oscar mostra que estamos muito longe da integração. Ou talvez a possibilidade da integração gay/straight nem exista... afinal para os héteros a diferença sempre vai ter que ser marcada, para que possam sempre estar no "lado bom" da cerca.
Chega a ser triste ver a alegria da própria Ellen e de muitos telespectadores com o simples fato de terem "deixado" a atriz que saiu do armário em 1996 apresentar o Oscar. Tipo "puxa, eu sou gay e mesmo assim vocês gostam de mim".
O pior é que é verdade, quase todo nós gay pensamos algo do gênero quando vemos esse tipo de notícia. Igual quando a Marta Suplicy foi eleita prefeita de São Paulo e uma amiga falou "puxa, elegeram a Marta mesmo ela tendo defendido os gays". Marta foi autora do projeto de lei que instituia a União Civil no Brasil. Proposta que está engavetado na Câmara há 12 anos e nem é tão bom assim. E nem gay a Marta era, só não era homofóbica.
Ô vida difícil!


The only way is out


Does the fact that Ellen DeGeneres hosted this year's Oscars mean gay women are now completely accepted by mainstream society? Stella Duffy is not convinced

Wednesday February 28, 2007
The Guardian

2 pitacos:

Claudia D'Elia disse...

outra coisa que eu achei engracada esse ano foi o fato de "ter acontecido o primeiro beijo gay em cerimonia do oscar". vc viu isso?! muito ridiculo! simplesmente uma cantora (que eu esqueci o nome) ganhou o oscar de melhor cançao, ficou toda feliz, virou pra namorada ao lado dela, deu um beijinho (estalinho!) nela e as manchetes em todos os jornais diziam "beijo gay no oscar", "oscar teve beijo lesbico". uma coisinha a toa assim! um beijinho de nada! uma trivialidade! mas essa manchete deve vender jornal...

Sil disse...

Foi a Melissa Etheridge, uma sapa cantora famosíssima nos EUA. Também achei um absurdo. Foram perguntar a ela se era uma demonstração política. Ela disse: não, é que eu ganhei o Oscar, fiquei feliz e beijei minha mulher... Dã